domingo, 5 de abril de 2015


Quem são seus concorrentes? 

* Adaptado do livro "Nos bastidores da Disney" (Tom Connellan)

Quem são seus concorrentes? Consegue montar uma lista com os 5 principais?




Com certeza todos dirão que sim, afinal as empresas criam indicadores dos mais diversos tipos para se compararem e se posicionarem em seus respectivos mercados, buscando sempre a excelência, inovação e tentando se diferenciar para vencer a concorrência, correto?

Mudando um pouco a pergunta inicial: Uma oficina mecânica e uma agência de publicidade são concorrentes? Ou uma pastelaria e uma software house? (brincadeiras a parte... rss).

Imaginem o seguinte cenário: um cliente levou seu carro numa oficina e foi muito bem atendido deste a recepção até o mecânico, atendentes simpáticos, eficientes, preço justo, enquanto aguardava o reparo em seu veículo ele foi direcionado para uma sala de espera muito bem preparada com ar condicionado, café, TV's, revistas, livros, etc.

Foi informado sobre o tempo necessário para o reparo, recebeu dicas dos atendentes sobre como melhorar o consumo de combustível, ter um menor desgastes dos pneus, pode acompanhar através de um painel toda a execução do serviço em seu veículo.

Saiu extremamente satisfeito e com certeza irá recomendar esta oficina para seus conhecidos, pois sua experiência foi excelente. A prestação de serviço foi de ótima qualidade.

Este mesmo cliente tinha uma reunião em uma agência de publicidade, pois estava desenvolvendo o novo site de sua empresa, nesta agência ocorreu o seguinte: A recepcionista estava distraída no facebook e nem olhou para ele quando chegou, a reunião atrasou pois um dos participantes tinha se esquecido, a sala de reunião não tinha ar condicionado, a internet não estava funcionando bem, os detalhes que ele tinha enviado por email para o site tinham se perdido e não realizaram nenhuma das sugestões que ele solicitou.

Imaginando este cenário fictício porém factível, percebemos o que temos de comum entre uma oficina e uma agência de publicidade: o cliente.

A comparação entre a prestação de serviço deste cliente na oficina e na agência certamente ocorrerá e podemos expandir este conceito para qualquer empresa de qualquer área, um cliente que compra uma passagem aérea é o mesmo cliente que entra na padaria, que passa as férias num parque aquático, que contrata o seguro do carro, que leva seu filho na escola...

Um cliente que foi bem atendido num serviço de atendimento ao consumidor de qualquer empresa irá comparar essa ligação quando ligar para sua empresa, independente do segmento de mercado que você atue.

Esse conceito está transformando a forma como as empresas administram a concorrência, um concorrente não é apenas o banco do outro lado da cidade ou a distribuidora de veículos do outro lado da rua ou no município vizinho. Ele é literalmente qualquer um com quem o cliente trava contato e tenta comparar com sua empresa.